Na psicanálise, o trauma é uma experiência marcante que sobrecarrega a capacidade do psiquismo de processar, causando um fragmento em sua estrutura.
Ele pode ser causado por eventos negativos, mas também por experiências prazerosas não elaboradas.
Os conteúdos psíquicos relacionados a esses eventos e experiências ficam registrados no inconsciente para que a pessoa não tenha mais acesso à dor que provocou.
Porém, eles se manifestam por meio sintomas* para tentar solucionar o desiquilíbrio psíquico, que impactam a vida do indivíduo.
O tratamento visa trazer a experiência à consciência através da fala e da associação livre, para que o indivíduo possa elaborar a memória, ressignificá-la e se libertar do sofrimento que ela causa.
*O sintoma é uma manifestação de conteúdos inconscientes de forma disfarçada através de comportamentos que muitas vezes a própria pessoa não compreende.
Como o trauma é entendido na psicanálise
- Impacto psicológico: é um evento que atinge o indivíduo de forma avassaladora, sobrecarregando o ego e causando impactos psicológicos profundos e duradouros.
- O aparelho psíquico se fragmenta: a mente não consegue lidar com a experiência, levando à fragmentação e dissociação.
- Causa da fixação: o trauma pode prender o indivíduo ao passado, causando fixações e regressões mentais.
Nesse caso, os sintomas podem se manifestar para indicar a presença de um trauma não processado.
Por exemplo, uma pessoa sofreu uma humilhação no trabalho certa vez quando esqueceu de fazer a sua parte em um projeto importante e prejudicou a equipe.
Anos depois, é possível que surja um sentimento de pânico ao precisar fazer um projeto para sua casa nova anos depois, mesmo que isso seja uma coisa boa. Por isso, a pessoa não compreende porque se sente assim, mesmo que seja seu sonho reformar a casa.
Lembrando que todo sentimento existe por algum motivo!
- Duas etapas: a experiência traumática pode ocorrer em duas fases – o impacto inicial sem sentido, seguido por um período de latência, onde um evento posterior reativa a marca inicial.
Por exemplo, quando alguém passa por um trauma, os sintomas podem aparecer anos depois, em uma situação semelhantes que serve como gatilho para trazer as memórias à tona, mesmo de que forma inconsciente.
Como a psicanálise trata o trauma
- Livre associação: o paciente é encorajado a falar livremente, explorando o conteúdo psíquico traumático e identificando angústias não nomeadas.
- Ressignificação pela palavra: o objetivo é usar a palavra para criar um novo sentido para a experiência, transformando o ocorrido em sentido.
- Tomada de consciência: o processo busca tornar consciente o que era inconsciente, liberando o indivíduo da fixação ao passado.
- Elaboração e reintegração: o objetivo final é que o indivíduo consiga elaborar a experiência, reintegrá-la à sua história de vida e, assim, deixar de ser refém de novos sintomas.
Precisa de ajuda para lidar com um trauma?

Deixe um comentário