A psicanálise é pioneira no estudo do sofrimento psíquico e na concepção de conceitos e técnicas para tratar problemas mentais, os quais tiveram grande relevância no desenvolvimento da psicologia.
Trata-se de um processo terapêutico, criado por Freud (1856-1939) que geralmente envolve sessões semanais com uma psicanalista.
A psicanálise pode te ajudar ao promover a cura pela fala. Seu discurso contém elementos importantes para compreender o que sente.
Durante as sessões, você é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e sentimentos, sem se preocupar em ser julgado.
O psicanalista te ajuda a explorar o significado de suas palavras e a identificar padrões e conexões entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Através da análise do inconsciente, é possível compreender as raízes de seus problemas e encontrar formas de lidar com eles de maneira mais saudável.
Qual o conceito de cura para a psicanálise?
A cura para a psicanálise não se refere exatamente a remover sintomas ou eliminar o sofrimento, como pode ser entendido na medicina, por exemplo.
Em vez disso, a psicanálise busca a compreensão dos conflitos inconscientes que afetam o sujeito, permitindo uma maior autonomia sobre eles e a capacidade de lidar com as dificuldades, podendo reduzir ou enfraquecer os sintomas e aliviar o sofrimento.
A psicanálise não busca a remoção de sintomas como se fossem meros problemas a serem corrigidos, afinal, eles existem para comunicar um conflito psíquico gerador de sofrimento, que precisa ser trabalhado.
O objetivo é ajudar o paciente a compreender a origem do conflito e tornar o paciente consciente dele, dando-lhe mais autonomia e capacidade de lidar com o problema.
Sendo assim, o conceito de “cura” em psicanálise não se refere a um estado final, mas sim a um processo contínuo de desenvolvimento da vida psíquica.
Exemplos de como a psicanálise pode ajudar em relação à cura:
- Entender o comportamento: a psicanálise pode ajudar a entender por que uma pessoa se sente de determinada maneira, porque escolhe determinadas ações e por que tem determinadas reações.
- Lidar com conflitos: pode ajudar a identificar e lidar com conflitos internos e interpessoais, como problemas de relacionamento, dificuldades em trabalhar e transtornos como a ansiedade e depressão.
- Tomar decisões: pode ajudar a tomar decisões mais conscientes e autônomas, com base em uma melhor compreensão de si mesmo e do mundo ao redor.
- Melhorar a qualidade de vida: ao entender melhor as próprias emoções e motivações, a pessoa pode melhorar a qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Em suma, a psicanálise é uma ferramenta poderosa para a compreensão de si mesmo e do mundo, que pode levar a uma maior autonomia e qualidade de vida, embora não se limite a uma simples “cura” no sentido médico tradicional.
Nesse sentido, a cura está mais relacionada a solucionar um problema, ou seja, uma resposta mais adequada a uma questão.
Cura é lembrar e se afetar menos. Não existe como apagar o que te aconteceu, mas é possível editar sua percepção sobre o que aconteceu – e isso muda tudo!
Em outras palavras, o processo psicanalítico altera a estrutura psíquica subjetiva e a percepção da realidade, então não volta ao estado anterior do sintoma.
“Acredito que, em sua raiz, cura significa cuidado” – Donal Wnnicott – renomado psicanalista britânico.
Como a psicanálise pode te ajudar?
A psicanálise tem grande contribuição para a saúde mental e pode te ajudar de diversas maneiras, entre elas:
- A não repetir padrões disfuncionais;
- Se relacionar melhor consigo e com os outros;
- Mais do que te ajudar a resolver problemas, te ajuda a entender o que o seu sofrimento está tentando te dizer;
- Olhar mais profundo sobre si;
- Espaço livre para se expressar;
- Mais clareza para tomar decisões;
- Descobrir o que você realmente deseja;
- Compreender o que sente;
- Ressignificar traumas e transformar o que te causa sofrimento em algo mais leve de lidar;
- A mudança começa quando você decide se escutar.
Tudo isso só é possível através do autoconhecimento! Ele é a base para qualquer processo psicoterapêutico, enteada o porquê:
A falta de autoconhecimento influencia diretamente a vida de um indivíduo. Quando você não se conhece, é difícil compreender o que sente e identificar emoções, levando a comportamentos nocivos, os quais poderiam ser evitados se você entendesse as suas motivações.
Ao desenvolver autoconhecimento, é possível antecipar suas ações de modo que atendam às suas intenções.
Além disso, facilita a identificação do que você realmente deseja, te trazendo maior autonomia sobre a sua vida.
Por fim, o autoconhecimento transforma a maneira de se relacionar consigo e com o mundo.
Cura pela fala: o que falar nas sessões de psicanálise como paciente?
Tudo que lhe vier a mente! Sem censura, sem ponderação, sem pensar muito antes de falar. É assim que o inconsciente se manifesta.
A raiz dos conflitos psíquicos está no inconsciente, sendo assim, todos os sintomas querem te comunicar algo, uma vez que eles expressam sentimentos não “processados adequadamente”.
Ao expressar através da fala o que sente, você transforma em algo concreto o sentimento conflitante e pode “corrigir” e “processar” mais adequadamente o conteúdo que gerou conflito.
A psicanálise se tornou um método de psicoterapia cujo tratamento se dá pela fala do paciente, a qual revela seu inconsciente, ou seja, o conteúdo mental que está por trás dos sintomas.
O trabalho do analista é interpretar esses conteúdos inconscientes e levar o paciente a compreender as origens dos seus sintomas, pois só assim é possível alcançar a cura.
“Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro” (FREUD).
Se você está passando por um momento difícil e precisa de ajuda para lidar, agende uma consulta!
Através da psicanálise, você pode compreender como sua mente funciona diante dos desafios e encontrar estratégias para lidar e solucionar seu problema.

Deixe um comentário