É certo que quem busca um (a) psicanalista quer seu auxílio para resolver algum problema, eliminar um sintoma, aliviar o sofrimento, compreender a si mesmo ou se curar de algum mal de ordem mental. Enfim, existem diferentes motivações para alguém buscar a psicanálise como método de tratamento.
Nesse sentido, ela serve como resposta para uma demanda do sujeito, a qual não encontrou sozinho ou com qualquer outro meio, ou seja, serve como suposto saber de algo que ele não sabe.
A psicanálise surgiu a partir do questionamento dos processos psíquicos relacionados a certos sintomas apresentados por pacientes de Freud, que não tinham explicações médicas plausíveis na época.
Freud, então, se viu intrigado a investigar os processos mentais que poderiam estar desencadeando os quadros de histeria, recorrentes em seu consultório.
O método que adotou para buscar compreender o sintoma, foi ouvir os relatos das pacientes sobre suas queixas. Com isso, ele percebeu uma dimensão psíquica quase inalcançável à consciência: o inconsciente.
Ao acessar os conteúdos inconscientes, através da fala das pacientes, foi possível compreender a origem do sintoma, elaborar o conflito psíquico que o desencadeou e assim enfraquecê-lo.
Esse processo psíquico inconsciente é estruturado pela linguagem, porque transformamos o que vivemos, sentimos e desejamos em narrativas, daí a sua expressão através da fala.
Considerando essa premissa histórica do porquê do surgimento da psicanálise, podemos considerar que ela serve para investigar e compreender o funcionamento psíquico, que se expressa através de sintomas de origem inconsciente.
Visto que ele não é objetivo, mas subjetivo, não temos acesso direto a ele senão pela exploração da fala, que transforma em palavras o que nele contém.
A partir disso, é possível analisar o discurso do sujeito e ressignificar conteúdos inconscientes que lhe causaram sofrimento, com a tomada de consciência sobre eles.
A análise serve como um percurso que o sujeito empreende para a investigação do que estrutura sua constituição psíquica e qual instância dessa estrutura pode ter desencadeado sua queixa.
É possível concluir, então, que a psicanálise é um método investigativo do funcionamento psíquico, que apresenta efeitos terapêuticos para tratar o sofrimento psíquico e promover bem-estar mental.
Lembrando que o sofrimento é inerente à experiência humana, mas podemos obter suporte para atravessá-lo de maneira atenuada.
Ao analisar o que está por trás da queixa do sujeito, possibilita a ele compreender sua origem inconsciente e resolver o conflito que a originou, enfraquecendo ou eliminando os sintomas que geram sofrimento.

Deixe um comentário